Resenha: Matilda - Roald Dahl

Matilda
Autor: Roald Dahl
Ano: 1998
Páginas: 240
Editora: Puffin Books
Sinopse: Matilda adorava ler. Passava horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas, quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentava seus problemas. Os pais viam televisão o tempo todo e achavam muito estranho uma menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois ela não acreditava que uma criança tão nova pudesse saber tantas coisas. Depois de mil peripécias, em que tentou se livrar da tirania dos pais e da diretora, Matilda acabou encontrando a compreensão de uma professora, srta. Mel, com quem foi morar.

O que achei: Matilda é uma menina pequena muito inteligente e apaixonada por livros. Por ter aprendido a ler muito cedo ela lia tudo o que via pela frete e depois de um tempo, depois de cansar de ler o único livro que tem na sua casa "cozinha fácil", ela pede para que o pai lhe dê um livro de presente. O pai acha um absurdo o presente da filha e do que ela deve ver a maravilhosa TV que eles tem em casa. Matilda resolve ir então ate a biblioteca pública para poder ler, lá conhece Mrs Phelps, a bibliotecária, que acha curioso aquela menina tão pequena que ela achava que ia lá só para ver as figuras dos livros, em pouco tempo já lê todos os filhos infantis da biblioteca. É aí então que ela começa a indicar livros para a menina, começando por Grandes esperanças do Charles Dickens que é tão grande que Matilda mal consegue segurá-lo! A partir dai Matilda não para mais e você pode ver a longa lista de livros que Mrs Phelps escolhe para ela ler (já anotei todos <3 Já quero uma Matilda book challenge hahaha). Os pais praticamente a ignoram achando que ela não sabe de nada (aos olhos do pai, o irmão de Matilda é um poço de conhecimento rsrsrs sqn) e nunca levam a sua opinião a serio e quando um dia ela consegue resolver um problema de financias ele a acusa de ter trapaceado é ser uma mentirosa. 
E gente. Ate nessas cenas a Matilda consegue ser fofura. Na escola ela tem um novo desafio, a diretora da escola é uma verdadeira bruxa (rsrs) que também duvida da sua capacidade de aprender rapidamente. Mas é ali também que conhece a professora Mrs Honey, que a ajuda e a defende em todos os momentos. No decorrer do livro, Matilda passa por várias aventuras e conhece um dom especial. Awn gente! O livro é uma delicia! O Roald Dahl tem um dom maravilhoso! E as ilustrações do Quentinho Blake são umas fofuras. Me vi muito na Matilda, pois sou apaixonada por livros desde muito pequena. Lembro de ficar indo atras das pessoas para elas me ajudarem a ler com os gibis da Mônica Rosto sorridente com olhos em forma de coração. Sobre o vocabulário, eu achei um inglês bem fácil e acredito que ate quem está no básico II consegue ler. Ótimo pra treinar quem está começando a ler em inglês! Aproveitei e ouvi o audiobook (gosto as vezes para conferir a pronúncia) com a voz da Kate Winslet ♥

                               


Nota no Skoob: 

Nas telinhas: O filme, que leva o mesmo nome do livro, foi lançado em 1996 e conta com Mara Wilson como Matilda e nomes como Danny DeVito como o pai e diretor do longa. (Fonte: Adoro cinema)




Sinopse: Matilda Wormwood (Mara Wilson) é uma criança brilhante de apenas seis anos, que cresceu em meio a pais grosseiros e ignorantes. Seu pai Harry (Danny DeVito) trabalha como vendedor de carros, enquanto que sua mãe Zinnia (Rhea Perlman) é dona de casa. Ambos ignoram a filha, a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola. Desta forma Matilda fica sempre em casa ou na livraria, onde costuma estimular sua imaginação. Após uma série de estranhos eventos ocorridos em casa, quando Matilda descobre que possui poderes mágicos, Harry resolve enviá-la à escola. O local é controlado com mão de ferro pela diretora Agatha Trunchbull (Pam Ferris), o que faz com que Matilda apenas se sinta bem ao lado da professora Honey (Embeth Davidtz), que tenta ajudá-la o máximo possível.


Diferenças filme x livro: Pretendo assistir ao filme o mais breve possível e fazer tal comparação. Eu já vi o filme, mas como nunca tinha lido o livro não consigo pensar bem por esse ponto agora. Assim que eu ver o filme eu atualizo o post :) 

E aí alguém já leu? Pretendo fazer em breve um post sobre livros/lendo em inglês ;) 

Beiiijos


2 comentários:

  1. Keyla, que resenha fofinha!!! Vou ser ignorante e dizer que não sabia que o filme era baseado em um livro (e olha que já assisti esse filme milhaaaaaaaaares de vezes pq amo de paixão)! <3
    Achei super legal vc ter lido em inglês e dado a indicação do audiobook! Vou procurar ler/ouvir! Amo treinar a leitura e a pronúncia!
    Comecei errado minha primeira tentativa de audiobook pq peguei um da Jane Austen e não entendi quase nada do inglês antigo, dã, hahaha.
    Bjocas!
    [Um dia me livro...]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahha maas você também pega logo o nível difícil! Eu não tentei ainda escutar de livros mais para o público adulto. Mas quando li o primeiro livro de Harry Potter vi que me ajudou muito para entrar no clima da história (o meu medo no inicio era de ler e boiar) e o narrador oficial de HP é muito bom! Aí achei esse da Matilda pela voz da Kate e ri demais das vozes que ela fazia. É bom pra verificar a pronuncia sabe? Ai memorizar melhor umas palavras novas no vocabulário. Menina! Eu também não sabia. Quer dizer, eu vi o livro um tempo atrás e aí pensei que era "outra" Matilda (a lesa total). Aí quando eu li o Chocolate Factory eu fui pesquisar o autor e vi que ele é o rei das adaptações de sessão da tarde! Quer ver pesquisa ele depois! Bom demais. Queria ele como eu vô. Vou te mandar por DM meu whats e a gente pode ir trocando indicação de livros em inglês ;)
      beeijos

      Excluir

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo