Resenha: O Adversário Secreto - Agatha Christie

O Adversário Secreto
Autor: Agatha Christie
Ano: 2014 
Páginas: 384
Editora: Globo Livros
Sinopse: Iminência da revolução vermelha no ocidente é o pano de fundo do primeiro romance de Aghata Christie adaptado pelo cinema Em meio às conspirações bolcheviques do pós-guerra, a autora apresenta Tommy e Tuppence - o mais famoso casal dos romances policiais Pouco tempo depois do fim da Primeira Guerra Mundial, Prudence Cowley (Tuppence) e Thomas Beresford (Tommy), jovens amigos de infância, encontram-se por acaso na saída de uma estação de metrô. Desempregados, conversam sobre as dificuldades do pós-guerra, principalmente com relação àqueles que, como eles, retornavam à vida civil. Na casa de chá Lyons’ Corner House, cada um relata a vida que levara até então: Tommy chegara ao posto de tenente, tendo sido ferido mais de uma vez em combate; e Tuppence exercera diversas funções em hospitais, contribuindo para o esforço de guerra. Buscando a reinserção na sociedade, ambos enfrentam a completa falta de perspectiva futura e, assim, juntam-se numa empreitada pouco comum, imersos na urgência de ganhar dinheiro para, ao menos, sobreviver. Para isso, decidem publicar um anúncio um tanto quanto desesperado em um jornal, mas que já revela a audaz personalidade da dupla: “Dois jovens aventureiros oferecem seus serviços. Dispostos a fazer qualquer coisa, prontos para ir de bom grado a qualquer lugar. A remuneração deve ser boa. Nenhuma proposta sensata será recusada”. Acabam remendando o final: “Nenhuma proposta insensata será recusada”. Ocorre que, antes mesmo de conseguirem veicular a mensagem, recebem um convite de um senhor – que ouvira a conversa em Lyons’ Corner House – e acabam se envolvendo na busca de documentos secretos, comprometedores e capazes de levar a Inglaterra a uma crise sem precedentes. Estes documentos teriam resistido ao famoso naufrágio do RMS Lusitania, navio de passageiros bombardeado pelas forças alemãs em 1915, e estariam nas mãos de uma moça chamada Jane Finn. Os jovens e inexperientes detetives, contatados pelo serviço secreto britânico, partem no encalço da misteriosa Jane Finn com o dever de encontrá-la antes de Mr. Brown, gênio criminoso que deseja utilizar os documentos para ampliar seu poder pelo mundo.

O que achei:

Uma das minhas ultimas leituras de 2015 não poderia ser outra se não um livro da Rainha do Crime! E dessa vez resolvi dar uma folga para Poirot e embarcar em novos detetives da Agatha..
"Adversário secreto" é o primeiro livro do jovem casal Tommy e Prudence (Tuppence para os amigos). Dois amigos que, cansados da rotina, decidem abrir uma pequena "empresa" de investigação: Jovens Aventureiros LTDA. Que através de anúncios de jornais oferecem seus serviços para qualquer trabalho (desde que de bom senso!).


É importante destacar que aqui, diferente da maioria dos livros com casais de detetives etc, Tuppence não é uma "sexy assistente" ou uma ajudante qualquer. É tão importante quanto Tommy e não se coloca no papel de mulher indefesa que precisa de um homem para resgata-la (acredito que isso representa bem a visão da Agatha sobre o papel da mulher na sociedade. Tento em vista que vários de seus livros são protagonizados por mulheres investigadoras).

Diferente dos livros do Poirot (que eram os únicos que eu já havia lido), este tem uma vibe um pouco diferente. Se com Poirot geralmente ocorre o crime no inicio e no decorrer do livro temos o detetive pegando pistas e interrogando suspeitos, aqui nós temos um ar mais jovial.. Mais amador. É como se nós mesmos estivéssemos investigando. O estilo de narrativa é diferente também. Mais romanceado do que os livros mais "diretos" de Poirot. E eu adorei!
.
O livro é engraçado, instigante, leve e fora você ver o amorzinho de amigo para casal se formar (sem atrapalhar o mistério!).

Como já falei acima, este é um livro diferente dos outros da Agatha. Não gira em torno de um crime (propriamente dito), o sentimento que temos é justamente o nome da empresa dos amigos: Jovens aventureiros.
São dois jovens curiosos que se veem a frente de um mistério e partem para a grande aventura que será desvenda-lo. Não vou dizer que o mistério é difícil de desvendar, mas eu me divertir muito lendo.

O casal só aparece em cinco livros da autora, no qual acompanhamos o envelhecimento dos dois, tanto que um dos seus casos inclusive se passa em um asilo local.

Quero logo conhecer os outros dessa dupla!

Obs: O livro já chegou a ser publicado previamente com o nome de "O inimigo secreto" aqui no Brasil. 

Sobre a autora



Dame Agatha Mary Clarissa Mallowan (Torquay, 15 de Setembro de 1890 — Wallingford, 12 de Janeiro de 1976), mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Seus livros são dos mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, com mais de 4 bilhões de cópias vendidas em diversas línguas. Conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, dentre outros títulos, criou os famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros.



Sobre a edição

Dessas novas edições dos livros da Agatha, eu não consigo decidir qual eu amo mais! Se é os da Globo livros ou da Nova Fronteira!! As duas são tão lindas e coloridinhas! Uma graça. Bela cama, ótima diagramação, a edição deixa a leitura ainda mais agradável.

Nas telinhas
Tommy e Tuppence já protagonizaram dois seriados (no mesmo estilo do "Poirot". Cada um ou dois episódios é um livro).

- 1983.

 

O primeiro "Agatha Christie's Partners in Crime: The Tommy & Tuppence Mysteries" lançado em 1983. Composta por 10 episódios de 50 minutos cada, trazia Francesca Annis no papel de Tuppence e James Warwick no papel de Tommy. Chegou a vencer um Emmy Awards.
Obs: Confesso que achei essa Tuppence um pouco velha para o que eu imaginei ao ler.

- 2015
 

 A segunda adaptação "Agatha Christie's Partners in Crime" foi feita recentemente pela BBC. Infelizmente a série foi cancelada e só teve 6 episódios (de 50 minutos cada) que abordaram "O adversários secreto" em três episódios e "N ou M" em três episódios também. Nesta adaptação Jessica Raine interpretou Tuppence e David Walliams deu vida a Tommy.
(Eu já baixei os episódios pra ver. Mas gostei dessa Tuppence. Só o Tommy que eu imaginei bem como a série de 1983.).

Obs. Eu vi algumas fotos do casal com atores diferentes, mas não achei nem um informação sobre. Sei que parece que na França teve uma adaptação. Se eu souber mais, eu atualizo aqui no post.

Nota no Skoob

Bem gente! É isso! ♥


Um comentário:

  1. Olá, estou lendo esse livro agora e estou o adorando e fiquei feliz em saber que tem a série também, onde posso encontrar para baixar?

    ResponderExcluir

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo