Resenha: Golem e o Gênio - Helene Wecker

Golem e o Gênio
Autor: Helene Wecker
Ano: 2015
Páginas: 528
Editora: Darkside Books
Sinopse: Os confrontos e as barreiras vividas por duas culturas tão próximas, ainda que aparentemente opostas. Em Golem e o Gênio, premiado romance fantástico que a DarkSide® Books traz ao Brasil em 2015, o leitor se transporta à Nova York da virada do século XX, em uma viagem fascinante através das culturas árabe e judaica. Seus guias serão poderosos seres mitológicos. Chava é uma golem, criatura feita de barro, trazida à vida por um estranho rabino envolvido com os estudos alquímicos da Cabala. Ahmad é um gênio, ser feito de fogo, nascido no deserto sírio, preso em uma antiga garrafa de cobre por um beduíno, séculos atrás. Atraídos pelo destino à parte mais pobre de uma Manhattan construída por imigrantes, Ahmad e Chava se tornam improváveis amigos e companheiros de alma, desafiando suas naturezas opostas. Até a noite em que um terrível incidente os separa. Mas uma poderosa ameaça vai reuni-los novamente, colocando em risco suas existências e obrigando-os a fazer uma escolha definitiva.

O que achei:

“…Suspeito que você acharia mais fácil se todos nós deixássemos a educação de lado e fôssemos atrás de nossos desejos.”
Ela refletiu. “Seria mais fácil no início. Mas depois vocês feririam uns aos outros para realizar seus desejos e teriam medo uns dos outros, e ainda assim continuariam querendo coisas.”

"Golem e o gênio" se passa em NY (principalmente), no início do século XX e tem como pano de fundo a imigração vinda da Europa e da Ásia. Em um dos bairros de imigrantes, conhecemos o sírio Abeerly, que conserta objetos de metais. Recebe de uma vizinha uma garrafa com amassados, e ao manipular a garrafa, dela sai uma criatura mágica. Um gênio, ou melhor, um Djin. Uma criatura de forma etérea feita de fogo.

O Djin foi preso na garrafa em sua forma humana há mais de mil anos por um feiticeiro e acabou perdendo quase todos os seus poderes. Eles se tornam então amigos.

"Vivera tanto tempo na expectativa de sua morte que contemplar o futuro era como estar à beira de um abismo, encarando o vertiginoso impacto do céu."

A golem, uma criatura feita de barro, possui força de mais de dez homens e vivem parar obedecer e proteger o seu mestre. Ela foi feita para fazer companhia a um judeu chamado Rodfeld, pois com seus poucos encantos não conseguiu uma esposa. Ele a coloca em um navio para NY e pouco depois de a despertar ele morre. Quando chega em NY, a Golem não sabe o que fazer e um velho Rabi (que a reconhece) a ajuda a se passar por humana comum.

Este não é um livro para se ler com pressa, a sua narrativa é mais lenta, porém sem ser chata. É tão envolvente que mesmo quando eu passava uma semana sem ler eu ainda sabia exatamente o que havia acontecido no capítulo que parei.

Sei que alguns podem achar o início um pouco "explicativo" demais, porém eu adorei esse elemento, pois confesso, nem mesmo sabia o que era um golem. A parte que a autora explica a "fabricação" de um golem, já com uma aura de mistério e magia é simplesmente apaixonante. Que escrita poética.

“Um homem pode desejar algo por alguns instantes, mas uma grande parte dele rejeita esse desejo. Você deve aprender a julgar as pessoas por seus atos, não por seus pensamentos.”

Confesso que eu preferi os plots que envolviam a Golem. Não pelo gênio (Djin) ser chato ou algo assim, mas as partes da Chava descobrindo um novo mundo roubavam o meu coração.

É difícil pensar que "Golem e o gênio" é o romance de estreia da autora. Que talento!! A narrativa te envolve de uma forma que você se sente ali naquele lugar. A história é como um quebra cabeça que vai se moldando e se completando aos poucos nesse mundo fantástico.

Que livro mágico. Realmente o subtítulo faz jus ao que o livro é. Uma fábula eterna. "Golem é o Gênio" não é sobre a Golem ou sobre o gênio. Não só sobre eles pelo menos. Existem tantos plots, tantas histórias, tantos personagens que tem sua importância tão grande quanto os "protagonistas".

Por fim, eu não poderia falar nada menos que eu recomendo fortemente esse livro. É o pacote completo. Lindo por fora (a darkside arrasou!) e também lindo por dentro. Afinal, nem só de capas bonitas vivemos não é? Eu pelo menos sou assim. Compro sim às vezes pela capa. Mas não penso duas vezes entre escolher uma capa feia com uma história incrível do que capa linda e história vazia.

A história possui todos os elementos que eu amo em um livro. Em uma história linda e emocionante (com uma pitada sombria) diferente de tudo o que eu já li. E confesso, fazendo essa resenha me deu aquela vontade gostosa de reler ♥.
-
"Golem é o Gênio" é incrível. O que você está fazendo aí? Vá ler!

“Você não está considerando a solidão. Todos nós nos sentimos solitários de vez em quando, não importa quantas pessoas tenhamos a nossa volta.”

Sobre o autor


HELENE WECKER cresceu em Libertyville, Illinois, uma pequena cidade ao norte de Chicago. Graduou-se em Inglês pela Carleton College, em Minnesota. Trabalhou com marketing e comunicação e Minneapolis e Seattle antes de se dedicar à ficção, sua primeira paixão. Em seguida, mudou-se para Nova York, onde cursou o mestrado em Ficção na Columbia University. Vive em São Francisco com o marido e a filha. "Golem e o Gênio" é o seu premiado romance de estreia.

Sobre a edição:

Golem é um dos, se não o mais, mais lindos da minha estante! A darkside arrasou mais uma vez. Mas isso não é novidade não é mesmo?

Nota no Skoob

Xx Beijos xX



3 comentários:

  1. Oi Keyla!
    Sou a Ale do grupo das Sassenach's, rs.
    Sobre sua resenha... nunca li nada parecido com esse livro, hein? E nem o conhecia. Já coloquei na minha lista para ler, gostei muito da sua resenha.
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sua resenha. Já estou com vontade de ler. Gosto de literatura fantástica.
    A capa parece linda mesmo, acredito que "ao vivo" deve ser melhor ainda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    estava lendo a resenha, curti a capa, curti a trama, mas considerando que é um livro de mais de 500 páginas e tem uma narrativa lenta acho que ficaria entediada lendo =/
    Mas vale a recomendação, quem sabe não mudo de ideia... afinal parece bem interessante.

    bjos
    Just Livros

    ResponderExcluir

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo